quarta-feira, 12 de junho de 2013

Diário de um Parto (Parte 3 - Final)

Oi amorios.... e vamos lá dar sequência ao diário de parto que quase virou uma novela...rs (se você não leu a parte 1 e 2, os links estão no final deste post)
Então lá fomos nós para a cesária... na hora eu fiquei calma, na verdade, já havia insistido com a médica em tentar mais um pouco o normal, porque com a anestesia, eu não sentia absolutamente nada e nem sabia se estava de fato conseguindo fazer força.
Marinheiro de primeira viagem é complicado... se algo não dá certo, a gente se questiona se conseguiu fazer do modo correto mesmo...
Mas sem outra opção a não ser a cesária, acho que quem ficou mais tenso mesmo foi meu marido... eu estava envolta em toda a emoção de acabar com aquilo tudo logo e ver, pela primeira vez, o meu pequeno.
Eu lembro de dizer para ele: "calma, vai dar tudo certo, eu estou bem..."
A cesária foi suuuuuper rápida.
Fiquei das 17h às 17:30h fazendo força e como já estava anestesiada, com a cesária, o bebê nasceu às 17:42h.
Foi um momento mágico em que escutei meu pequeno chorando pela primeira vez.... é inexplicável a sensação que nos invade...
O pediatra colocou o bebê logo comigo para que pudesse ficar um pouco com ele e o levou para os procedimentos padrões.
Com isto, meu marido o seguiu para ficar mais com o bebê e eu fiquei lá, aguardando tudo acabar.
Não sei por quanto tempo exatamente fiquei na mesa de cirurgia para que os pontos pudessem ser feitos e a placenta retirada, mas para te falar a verdade, pra mim, pareceu uma eternidade.
Eu estava ansiosa para ficar com o meu pequeno, mas estava lá, amarrada à cama (aliás, é procedimento para evitar que com algum reflexo a gente leve a mão ao corte e, infelizmente, faz sentido).
Me passaram de uma cama pra a outra e pra minha sorte, meu amigo soro se cansou de mim e saiu da minha veia, conclusão, uma nova agulhada...
Eu só não contava que a enfermeira estouraria a minha veia e eu levaria mais uma agulhada.... rsrsrs
Contando com a anestesia, mais as 3 picadas de soro, tá, tava indo (ODEIO agulha...rs).
Finalmente fui para o quarto, deitada e enrolada em cobertores....
Logo os familiares mais próximos chegaram e o pequeno baby entrou no quarto para ter sua primeira mamada.
Depois li que o fato de o bebê mamar logo nos primeiros minutos de vida ajuda na descida do leite e facilita o aleitamento materno... e na minha experiência, digo que é muito importante mesmo.
No hospital que fiquei, pude ter um acompanhante comigo 24 horas e na primeira noite do pequeno, foi minha mãe quem me acompanhou no que seria uma longa madrugada.
Algumas de vocês podem achar engraçado, algumas podem ver uma experiência parecida, mas eu achei, por ingenuidade minha mesmo, que todo o "sacrifício" acabaria com o parto, mas mal sabia eu que aquilo era só uma parte de todo o espetáculo...rs
Enfim, com o bebê no quarto e minha mãe me ajudando... é gente, a partir daí, a gente começa a entender o significado de ser mãe e passa a dar muito mais valor na nossa.... fui comer alguma coisa um tempo depois, pois estava de jejum desde o dia anterior.
Como havia feito cesária, mas com peridural, não tive nenhuma dor de cabeça depois do parto, mas tive que ficar por um tempo sem levantar o corpo ou levantar da cama.
Consegui tomar um banho na madrugada.... não sentia dor forte no corte, mas claro que senti bastante incomodo.
Acho que na primeira noite, o pior foi conciliar o bebê chorando, que ainda não sabe mamar direito + o soro na veia (que você tem que carregar pra todo lado que vai) + o corte da cesária.
No meio da noite, mais uma vez, perdi o soro... ai ai....rs
Foi minha primeira noite como mãe de fato, acordando de tempo em tempo para dar mamar, ficando paciente para que o bebê conseguisse pegar o peito, tentando tirar algumas sonecas, acordando de tempos em tempos para tomar algum remédio por conta da cesária....rs
Como já não havia dormido bem na noite anterior, cheguei a cochilar com o bebê no colo e este era o início de uma nova fase na minha vida....
Fase difícil, que seria o período de adaptação minha com o bebê e do bebê comigo, mas também a mais importante e gratificante da minha vida.
Por isso, pessoal, da minha experiência pessoal, acabei passando a pior parte dos dois tipos de parto, todas as dores do parto normal (foram 13 horas de trabalho de parto) e a pior parte da cesária (toda a recuperação dos pontos), então, não sou uma boa pessoa para tentar influenciar alguma decisão neste sentido.
Acho que o que vale é você escolher o que pode e o que faz mais o seu perfil... se for mais resistente à dor, o parto normal te dá o previlégio de uma recuperação super rápida: você já sai andando normalmente do hospital no dia seguinte!!!
Agora, se for totalmente dolorida e que não suporta estas coisas, tem a opção de chegar, fazer o parto, mas ter a paciência da recuperação da cesária, que não mata ninguém, mas tem suas restrições e o tempo de recuperação precisa ser respeitado para você não sofrer ainda mais....

Pois bem, postarei depois sobre a minha experiência mês a mês com o bebê..

um beijo grande!

Parte 1 - http://eagoraquecasei.blogspot.com.br/2013/06/diario-de-um-parto-parte-1.html

Parte 2 - http://eagoraquecasei.blogspot.com.br/2013/06/diario-de-um-parto-parte-2.html


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...